segunda-feira, 2 de julho de 2012

Chinchila

A chinchila é um pequeno animal roedor e mamífero que se assemelha a uma mistura de coelho com esquilo. O pêlo da chinchila é o mais fino dentre os animais e é também bastante denso, o que o torna muito macio ao toque.

 A chinchila é um pequeno animal roedor e mamífero que se assemelha a uma mistura de coelho com esquilo. O pêlo da chinchila é o mais fino dentre os animais e é também bastante denso, o que o torna muito macio ao toque.
 A chinchila é vegetariana e possui hábitos noturnos, ou seja, dorme durante o dia e fica acordada à noite. A espécie criada em cativeiro é a chinchila laníngera.

Orignária da região andina na América do Sul, a chinchila foi domesticada por Mathias F. Chapman no início do século e levada aos Estados Unidos. Nesta época, a chinchila laníngera estava quase extinta e sua criação em cativeiro assegurou a sobrevivência da espécie.
No Brasil, apenas recentemente a chinchila foi descoberta como animal de estimação, mas há muitos anos ela é, infelizmente, utilizada para a produção de casacos de peles no mundo todo.
 
 Como animal de estimação, a chinchila é muito diferente de gatos e cachorros, mas também é diferente de hamsters e afins. É um animal divertido que, embora não goste muito de ficar no colo, interage com seus donos através de brincadeiras em que pulam, correm, sobem nos ombros das pessoas e fazem movimentos engraçados. Não são a melhor opção para crianças muito pequenas, porque requerem um manuseio delicado, mas, com a supervisão de um adulto, as crianças também se divertem com as chinchilas. Elas são animais de pequeno porte que não demandam muitos cuidados, são limpas, não precisam ser vacinadas e o custo de manutenção da chinchila é baixo se comparado ao de cachorros, gatos e ferrets.
         Não compre uma chinchila por impulso, aprenda sobre ela e faça uma decisão consciente.



Ariranha

Seu nome científico é Pteronura brasiliensis da ordem dos Carnivora (Carnívoros) e da família Mustalidae (Mustelídeos). A ariranha é um parente próximo da lontra, porém bem maior: pode atingir 2,20 m de comprimento. Como a lontra, tem hábitos gregários e vive ao longo das margens dos rios. Alimenta-se sobretudo de peixes, que pesca durante o dia, mas também não despreza pequenos mamíferos e pássaros aquáticos - e seus ovos e filhotes. Seu tamanho principalmente a forte dentadura não a fazem recuar mesmo diante de animais maiores que ela, e há casos de ataques a seres humanos que invadiram o seu território.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      


 Distribuição geográfica
Atualmente a ariranha é encontrada nos rios da região centro-leste da Amazônia, no Brasil, da Venezuela, Guiana, Paraguai e Uruguai. Existem também alguns exemplares no Peru, Equador e Colômbia.


 Habitat
Regiões úmidas, rios, lagos, pântanos e, particularmente, as águas "negras" da bacia amazônica.




Medidas de proteção
A espécie é protegida no Brasil, Peru, Equador e Colômbia. Mas, dado o isolamento dos territórios que habita, é difícil pôr em prática medidas de vigilância; assim, a ariranha continua sendo vítima dos caçadores de peles. Existem poucos exemplares em cativeiro, e a maior parte deles em zoológicos sul-americanos; nos zoológico brasileiros há 16 exemplares (mas hoje nao tenho certeza de que sao menos ou mais).